Olimpíada no Brasil


Eu comecei torcendo contra o Rio de Janeiro. Aliás, nem torci. estava trabalhando e só vi o discurso final depois do almoço. Depois pensei direito e fiquei feliz com a vitória do Rio.

Falem o que quiserem, essa é uma vitória do Brasil SIM. E, mais que isso, uma vitória do Presidente Lula.

O discurso dele hoje foi um dos grandes discursos de estadistas que eu vi na vida. Absolutamente emocionante. Falem o que quiserem, mas na minha opinião a apresentação carioca e o discurso do Lula fizeram muita diferença nesta eleição. Este discurso do Lula ficará para a história como um dos grandes discursos de estadistas do século XXI. Foi um discurso, mais do que um discurso pelo Rio, de afirmação do Brasil no cenário internacional e de afirmação da auto-estima do Brasil como país. Sensacional, confesso que fiquei muito emocionado.

http://www.youtube.com/watch?v=z-viulCz63c

Na década passada, os EUA sediavam a Copa do Mundo em 1994 e as Olimpíadas em 1996, e foram tidos como exemplo para o mundo. 20 anos depois, nós, o Brasil, faremos isto.

Posso garantir a todos vocês que eu conheço muita gente competente, honesta e engajada que vai ajudar a planejar e viabilizar esta Olimpíada. Gente que nã é ligada a grupos políticos ou partidos, mas que ama a causa, ama o movimento olímpico e ama o Brasil.

É óbvio que existe corrupção, que existe gente que vai tentar obter vantagens indevidas no processo, que teremos problemas, mas, se depois de tudo isto, se ficar um bom legado para a cidade do Rio de Janeiro, se a pobreza e a violência diminuirem por lá, se os jogos passarem a imagem de que o Brasil é um país alegre, festivo, e ao mesmo tempo sério e competente, já terá valido a pena.

15 bilhões é muito dinheiro. Mesmo que se tornem 30, não haverão grandes problemas. Dinheiro para organizar os Olimpíadas o Brasil tem, e o retorno que as Olimpíadas dará ao Brasil pagará com facilidade o que será investido. O que faltam no Brasil são gestores, pessoas que toquem os projetos, e para isto teremos que contratar pessoas ambiciosas e competentes.

Isto é que é o grande mérito do discurso do Lula: o de saber que somos um país aberto, que queremos que o mundo nos conheça, que estamos felicíssimos em sermos anfitriões de uma grande festa e que merecemos ser.

Lula nos lembrou de uma coisa importantíssima hoje: que devemos ter orgulho de ser brasileiros. Que somos um povo, temos uma história, e celebraremos nosso país para o mundo todo em breve.

Temos muito motivo para ter orgulho do Brasil. A Olimpíada é só uma forma de demonstrar isso.

Anúncios
Esse post foi publicado em Pitacos. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Olimpíada no Brasil

  1. ANDREDEBATE disse:

    Ao mesmo tempo espoucavam as rolhas de champanha dos empreiteiros, mas mesmo assim fiquei feliz, pois tenho a certeza que a modernização, o progresso,a inserção definitiva do país no cenário mundial passam por ai.Sem duvida um discurso de emergentes para surpreender e emocionar o mundo

Dê a sua opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s