Lugares Esquecidos do Mundo: República Centro-Africana


Um país sem nome. O nome é a localização geográfica do país. Essa é a República Centro-Africana, país de mais de 600 mil Km² de extensão e aproximadamente 4,5 milhões de habitantes.

O país, independente desde 1960, tem como moeda o Franco CFA (central). Aliás, sobre essa moeda, existe uma peculiaridade: muito antes do Euro, em 1945, os países de colonização francesa da África Ocidental e Central utilizam e mesma moeda. Com a independência no mesmo, continuaram a utilizar a mesma moeda, como parte da comunidade financeira africana (CFA). Guiné Equatorial e Guiné Bissau também aderiram ao CFA, apesar de não serem colônias francesas. Hoje, existem duas moedas de valor similar, utilizadas em 14 países:

– O Franco CFA Ocidental, usado em Burkina Faso, Costa do Marfim, Mali, Benin, Togo, Níger, Senegal e Guiné-Bissau;

– O Franco CFA Central, usado no Chad, no Congo Brazzavile, na República Centro-Africana, em Camarões, na Guiné Equatorial e no Gabão.

Mas, voltando à República Centro-Africana, algumas considerações são necessárias:

É um dos poucos países africanos sem saída para o mar. No entanto, faz fronteira com diversos países: Sudão, Sudão do Sul, Congo, República Democrática do Congo, Chad, Camarões. Segue o mapa político do país:

Mapa da República Centro-Africana

A capital do país é Bangüi. Como é algo comum entre os países africanos, as desigualdades sociais são altíssimas (o país está entre os dez maiores índices GINI do mundo), a expectativa de vida é baixa (44,8 anos), e o país tem a economia baseada na agricultura de subsistência e de exportação. A capital concilia, como a maioria das cidades em países pouco desenvolvidos, imagens de pobreza e de pujança:

Vista aérea de Bangüi

Pessoas reunidas em Bangüi

A cidade é cortada pelo Rio Oubangui, o maior do país. A colonização da República Centro Africana se deu em volta do rio, e boa parte das comunidades do país é ribeirinha:

Rio Oubangui

Outra característica do país são as reservas florestais. Por falta de interesse ou acessibilidade as florestas do país não foram tão devastadas quanto a de outros países da África. Em que se pese o aumento do desmatamento, o país ainda tem uma das maiores porcentagens relativas de florestas equatoriais na África. Exemplo é o Parque Nacional de Dzangha-Sangha:

Reserva de Dzangha-Sangha

O país vive numa zona climática de transição. Enquanto o sul tem florestas equatoriais e áreas de Savana, o norte já está na região do Sahel, mais seca e próxima ao Deserto do Saara. A organização urbana é precária e a maior parte das pessoas vive em áreas rurais ou em pequenos vilarejos:

Família em habitação da região

Habitações em Kabo, no norte do país

No sudoeste do país vive um dos principais grupos de povos pigmeus, o Aka (ou BiAka). Os pigmeus, que são desprezados e escravizados mesmo entre outros grupos africanos, como os bantos, ainda são alvo de preconceito e encarados por muitos como atração turística, pela baixa estatura e pelo fato de boa parte deles viverem até hoje como nômades caçadores e coletores.

Um fato triste que gerou certa repercussão no exterior, nas décadas de 60 e 70, foi o regime ditatorial de Jean-Bedel Bokassa. O autodenominado Imperador Bokassa I foi o tirano que instituiu um regime incluiu assassinato de opositores, tortura, canibalismo e apropriação extensiva de dinheiro público, até sua deposição, em 1979. Foi preso em 1986, após retornar para o país, julgado e condenado à prisão perpétua. Morreu em 1996, vítima de um ataque cardíaco.

Em tempo: República Centro Africana participou de oito Olimpíadas, mas nunca ganhou uma medalha. E nunca participou de uma Copa do Mundo (apesar do bom desempenho nas eliminatórias da Copa Africana de Nações de 2012).

Anúncios
Esse post foi publicado em Lugares Esquecidos do Mundo. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Lugares Esquecidos do Mundo: República Centro-Africana

  1. A vista de Bangui parece-me ser do Dubai.

  2. Pingback: Textos e Estatísticas de 2011 | Blog do Léo Rossatto

Dê a sua opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s