Qual é o esquema tático da sua vida?


Qual é o esquema tático e a postura de jogo da sua vida?

Porque a vida é como o futebol. A medida que aprendemos, acabamos mudando os esquemas táticos durante nossa existência e nos adaptando às situações.

No começo, somos a prova viva de que existe bobo no futebol sim. Não sabemos nada, não entendemos nada, e seguimos cegamente os conselhos dos mais velhos para irmos melhorando aos poucos. Afinal, sabemos que não podemos lidar de frente com eles. O esquema tático é aquela coisa de 3ª série, todo mundo correndo atrás da bola.

Aos poucos, vamos crescendo, e lá pela adolescência, adotamos a mentalidade irresponsável das seleções africanas. O importante é o espetáculo, o ataque, afinal  nós aprendemos a jogar e temos ginga, malícia, malemolência. Mas deixamos buracos na nossa retaguarda (DE FORMA ALGUMA literalmente, vamos deixar isso claro) e acabamos perdendo mais do que ganhando por causa disso. Você tem quatro zagueiros, um volante, três meias, mas na prática todo mundo é atacante.

Com o tempo, vamos arrumando a defesa e começando a armar uma retranca linda. Estamos cansado de apanhar e começamos a nos defender melhor. Acabou o encanto e a malemolência, mas somos infinitamente mais efetivos. Jogamos no 4-5-1, com dois volantes brucutus protegendo o meio e todo mundo sendo obrigado a marcar.

Com o tempo, a torcida pede, e nós mesmos nos sentimos obrigados a jogar mais bonito. Tentamos conciliar um futebol aguerrido com qualidade de jogo. Armamos o time no 4-4-2, sem invenções, mas investimos muito em treino e jogadas ensaiadas, dando mais liberdade criativa para o meio de campo. Passamos a sonhar mais alto nas competições em que disputamos.

Com o tempo, criamos um esquema de jogo próprio. Pode ser baseado na habilidade dos jogadores (Brasil), no toque de bola envolvente (Holanda e Espanha), na aplicação tática aliada à objetividade (Alemanha), à defesa sólida como base do time (Itália), a garra dos jogadores (Uruguai), ao esquema conciliando força física, técnica e contra-ataques mortais (Argentina), ou até em outras coisas menos usuais, como o futebol científico (Rússia/Ucrânia).

Ou pode ser nosso próprio esquema. E o fato é que independente disso dar certo, um dia começamos criar parcerias a ter pessoas que nos imitam e aprendem conosco as lições que tomamos na vida. Essas pessoas podem seguir o que ensinamos ou não, aprender o que falamos ou não. Mas com certeza seguirão o mesmo rumo e aprenderão com os erros.

Até o dia em que finalmente nosso esquema tático estará superado e seremos apenas uma lembrança. Você pode ser lembrado como um grande técnico, um Rinus Mitchels da vida, pode ser lembrado como um técnico perdedor, ou, se não arriscar e não fizer nada, pode simplesmente cair no esquecimento, sem ter feito nada digno de nota.

A vida é um eterno ciclo. Como no futebol, as coisas mudam, pessoas e times vem e vão, mas só alguns marcam história. E os que marcam história e deixam sua marca são sempre os que tem coragem de ousar e fugir do usual.

Se nós levarmos nossa vida toda como pessoas normais, sem atitudes arriscadas, pouco usuais, que mudem o rumo dos jogos, seremos condenados ao esquecimento quando morrermos. Se formos além do usual, fizermos diferença na vida das pessoas, sairmos do óbvio e tentarmos inovar, podemos acumular vitórias e derrotas, mas seremos lembrados por tentarmos mudar algo.

Portanto, esqueça o conformismo. A grande certeza de sua vida é a de que você deve estar mudando, aprendendo e se aprimorando sempre. Um dia você vencerá, um dia você será lembrado.

E você? Qual é o esquema tático da sua vida?

Anúncios
Esse post foi publicado em Aleatoriedades, Esportes. Bookmark o link permanente.

3 respostas para Qual é o esquema tático da sua vida?

  1. Pingback: Textos e Estatísticas de 2011 | Blog do Léo Rossatto

  2. Icaro disse:

    Uma coisa meio Duque de Caxias. Perdendo semana sim, semana também. E muito bom o texto, Leo.

Dê a sua opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s