O Shopping no Acre e a simplicidade da vida


No começo de novembro, foi inaugurado o primeiro Shopping Center do Acre.

http://g1.globo.com/economia/negocios/noticia/2011/12/acreanos-viajam-ate-700-km-para-conhecer-1-shopping-do-estado.html

Cabe uma reflexão. A sensação de novidade das pessoas que nunca haviam visitado um shopping center é incrível. A sensação de ver algo desconhecido é maravilhosa.

Existem dois tipos de pessoas que devem ser colocadas aqui: as crianças e as pessoas simples. Porque nós perdemos a simplicidade, a inocência, só sabemos reclamar da vida, e quando um equipamento do porte de um shopping center se insere em um local em que é totalmente estranho, podemos analisar a simplicidade de caráter das pessoas.

Ambos os tipos de pessoas compartilham algo que nós, que não somos mais inocentes, perdemos: a ansiedade pela novidade, o frio na barriga em ver algo novo, a vontade incessante e curiosa de ampliar os seus horizontes.

Como já disse em outras oportunidades, quando perdemos a inocência a fatalidade da vida nos torna refém do medo. E quando temos medo já não temos essa ansiedade gostosa de quando éramos crianças, que sempre sentíamos, por exemplo, quando íamos viajar em família. E ficávamos o tempo todo olhando para a estrada e admirando as paisagens.

Existem pessoas que mesmo adultas mantém essa inocência, essa ansiedade pelo novo, essa felicidade em ampliar os horizontes. São as pessoas simples, nas quais a ansiedade em viver a vida é maior do que o medo de desfrutá-la. São pessoas amáveis, que certamente não têm o mesmo conhecimento que muitos de nós, mas certamente são mais inteligentes.

Eu explico: em minha concepção, a inteligência não é a quantidade de conhecimento que você tem, mas a o aproveitamento que temos do que nós temos de conhecimento, seja pouco ou muito. Pessoas simples em geral contam com uma sabedoria absurda, proporcionada pela vivência. Pessoas simples sabem viver. Ao contrário de nós, que só sabemos acelerar, cansar e depois reclamar, sem saber a hora certa de frear, descansar e dar valor ao maravilhoso mundo que temos ao nosso redor.

O shopping no Acre é maravilhoso para quem sabe admirar o novo. Seria algo comum e corriqueiro para nós, mas, no local em que está inserido, amplia o horizonte das pessoas. (não vou entrar em conversas sobre CAPITALISMO e CONSUMISMO aqui, ok?).

Mas ele é só um mote. Para verificarmos que, se nos comportarmos com a sabedoria de pessoas simples, podemos dar mais valor às coisas que consideramos corriqueiras e sem graça hoje.

Vamos viver com simplicidade e adquirir sabedoria com a vida. Aqui, no Acre, ou em qualquer lugar do mundo.

Anúncios
Esse post foi publicado em Pitacos. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para O Shopping no Acre e a simplicidade da vida

  1. Pingback: Textos e Estatísticas de 2011 | Blog do Léo Rossatto

Dê a sua opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s