O sabor de 2012: chocolate meio amargo


Esse deve ser o último texto de 2011, e desejo sinceramente, de antemão, um 2012 maravilhoso para todos, muito melhor do que foi 2011, e agradeço muito por vocês terem participado da minha vida esse ano e ajudado, com apoio ou críticas. Tudo serve para aprendizado e crescimento. E todos, de uma forma ou de outra, moram em meu coração.

Se eu fosse pedir para que 2012 tivesse um sabor específico, seria o de chocolate meio amargo. Por alguns motivos:

1) Assim como o chocolate meio amargo, eu quero ter aparência de vilão, mas fazer bem para a saúde e para a vida dos que estão ao meu redor:

http://www.bbc.co.uk/portuguese/ciencia/story/2003/08/030828_chocolatemv.shtml

http://www.minhavida.com.br/alimentacao/materias/3252-chocolate-meioamargo-ajuda-na-prevencao-de-doencas-cardiacas

2) Assim como o chocolate meio amargo, eu quero ser forte e intenso, afastando de antemão aqueles que querem apenas o que é fácil, mas também ponderado, porque quero sair do usual sem cair em extremismos fáceis.

3) Assim como o chocolate meio amargo, eu quero demandar mais matéria prima para uma menor quantidade do produto final. No entanto, com maior qualidade também.

4) Assim como o chocolate meio amargo, eu não quero ser enjoativo, como é a maioria dos chocolates ao leite. Eu quero que as pessoas enjoem de mim por causa de minha intensidade, e não de minha doçura. A doçura deve existir, como existe no chocolate meio amargo, mas deve ser moderada. O sabor deve vir antes.

5) Assim como o chocolate meio amargo, eu quero sim ser meio… amargo. Não para ser ranzinza ou mal humorado, mas para não perder minha visão crítica sobre o mundo, para não ficar feliz por qualquer coisa, para não me conformar com as coisas que vejo de errado.

6) E, assim como o chocolate meio amargo, eu quero ser mais raro que o chocolate ao leite. Quero aparecer menos, quero ser diferente, quero fazer diferença, como um chocolate meio amargo faz em uma forma cheia de chocolates. O chocolate meio amargo é um chocolate único, que não admite meio termo: ou você gosta ou você não gosta. Quero ser assim: quero ter uma característica própria, mesmo que parte das pessoas não goste dela.

Por isso, o sabor de 2012 será o chocolate meio amargo. Não de maneira prática, não pretendo ter overdoses de chocolate meio amargo. Mas de forma simbólica, pelo que o chocolate meio amargo representa no universo dos chocolates.

E você? Qual sabor deve ter o seu ano de 2012?

Esse post foi publicado em Pitacos. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para O sabor de 2012: chocolate meio amargo

  1. Pingback: Aleatório, Eventual & Livre

Dê a sua opinião

