Resoluções de Ano Novo. Resoluções?


Todo começo de ano é a mesma coisa. Temos um monte de resoluções que começamos a cumprir no dia 2 (sim, afinal o primeiro dia é festa) e lá pelo dia 4, 5, já estamos ignorando solenemente. Já que é para repensar a vida, respondam uma coisa: por que vocês fazem RESOLUÇÕES de Ano Novo?

Sim, porque toda resolução deve envolver um PROBLEMA anterior. Isso não acontece só na matemática, mas na vida. Adianta o que fazer uma Resolução de Ano Novo se você não consegue definir direito seu problema?

Vamos citar um exemplo: a galera que começa regime no dia 2. Começou por que? Porque está gordo, óbvio. Mas vamos aprofundar isso. Será que só pela auto-sugestão em comer menos a pessoa vai conseguir emagrecer? Quanto realmente ela precisa emagrecer? Ela precisa de fato emagrecer ou é só uma preocupação estética baseada em uma auto-percepção deturpada?

Não vou responder nenhuma dessas questões. O que eu quero dizer é que, para ter uma RESOLUÇÃO, você precisa definir muito bem seus problemas. Saber exatamente quais são, levantar um histórico de como a situação chegou naquele ponto,levantar exatamente o que te desagrada nessa situação, e o que é necessário mudar. Não existe resolução quando você não consegue de fato disgnosticar quais são os problemas.

Então, se vocês querem de fato repensar a vida, não façam resoluções no ano novo, mas identifiquem seus problemas de forma bem feita e enumerem soluções possíveis. Dentre as soluções possíveis, uma será mais adequada ao seu perfil e ao seu caráter, em qualquer caso. O pensamento analítico é simplista para grandes questões e para análises aprofundadas, mas cabe bem em problemas simples do dia-a-dia.

Anúncios
Esse post foi publicado em Pitacos. Bookmark o link permanente.

Dê a sua opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s