Sobre Vitórias


Vencer. Está aí um negócio que todos querem. E, para todos os efeitos, a vida é que nem um grande jogo de futebol.

Mas a moda hoje é a vitória fácil, a vitória fabricada, a vitória fast-food pré-moldada, em que você joga em casa, contra algum adversário pereba. E vira um fenômeno de marketing depois de fazer 5 a 0, dar entrevistas babacas e virar amigo do apresentador do Globo Esporte.

Pegar atalhos está na moda. Cortar caminhos, dar jeitinhos, se sujeitar à política escrota de puxar o saco dos outros para galgar valores na vida, como se a vida fosse uma empresa, como se a lógica da vida desse um número de vagas limitadas para a felicidade.

Eu não quero nada disso. Eu quero vencer fora de casa, de virada, com dois ou três jogadores a menos, o juiz roubando contra e a torcida adversária xingando a mãe e jogando saquinho de mijo, em uma tempestade num gramado lamacento. Quero superar todas as dificuldades, uma a uma, porque a vida não é fácil e não privilegia ninguém.

E, mais que isso: quero vencer jogando como um time. Não quero vitórias individuais, notoriedade. É mais importante fazer feliz quem está ao meu lado. E é fácil identificar: está ao meu lado quem odeia a injustiça, a arbitrariedade, quer um mundo em que todos tenham seus direitos e em que não haja repressão, de nenhuma espécie. Um mundo em que as pessoas se entendam e pensem nas outras primeiro. Um mundo em que as pessoas saibam que a felicidade de todos é mais importante que a felicidade individual.

As melhores vitórias são as mais difíceis. Mas, no final, sempre valem a pena. É hora de lutar e vencer juntos, de ultrapassar limites, de ir mais longe, de perseverar. Ainda há esperança enquanto houver quem lute pelas mesmas causas que nós.

Anúncios
Esse post foi publicado em Pitacos. Bookmark o link permanente.

Dê a sua opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s