Gdansk: a intervenção no espaço degradado


Áreas prioritárias de revitalização em Gdansk

A cidade de Gdansk, na província da Pomerânia, é a maior cidade do norte da Polônia, com 460 mil habitantes. Foi fundada no século V, e tem larga história como entreposto comercial, sendo conhecida por ter um dos portos mais importantes da Europa e por ser alvo histórico de disputa entre a Alemanha, a Polônia e a Rússia.

A história de Gdansk é peculiar. A cidade foi quase completamente destruída na 2ª Guerra Mundial, sendo reconstruída nas décadas de 50 e 60. No entanto, por muito tempo a cidade não teve mais grandes intervenções. O cenário mudou com a redemocratização da Polônia, o crescimento econômico na última década e a escolha de Gdansk para sede da Eurocopa 2012, que foi catalisador de um novo processo de ocupação urbana, que a Polônia usou como pretexto para modificar a ocupação urbana de suas principais cidades.

Bazylicka Mariacka, em Gdansk

Euro 2012 e a revitalização de Gdansk

PGE Arena em construção, em Gdansk

A cidade de Gdansk sofreu um intenso processo de degradação urbana a partir da década de 70. Só foram retomados os investimentos recentemente, mas a dinâmica da cidade deve ser repensada, visto que, ao mesmo tempo que Gdansk abriga um patrimônio histórico inestimável, a preservação do mesmo e a qualidade de vida dos cidadãos ficou comprometida pelo descaso das autoridades com o planejamento urbano.

Em 2007, a Polônia foi escolhida, juntamente com a Ucrânia, para sediar a Eurocopa 2012. Dois anos antes da escolha o local do novo estádio de Gdansk, a PGE Arena (antes chamada de Baltic Arena), já havia sido escolhido. Na decisão final foram levados em conta fatores importantes, como um bom acesso a transportes públicos, por exemplo. O espaço para o estádio foi escolhido no bairro de Letnica, que estava degradado e tinha necessidade de regeneração. Os planos para construção do estádio causaram intensa especulação imobiliária no local, e a prefeitura da cidade considerou diferentes cenários para fomentar a atividade econômica após a competição.

O zoneamento da cidade foi reformulado, de forma a tratar o Letnica como bairro comercial, para facilitar o desenvolvimento da região.  Foram permitidas, a partir de 2007, construções altas, que não eram permitidas até então no local, com vistas à preservação do patrimônio histórico.

Letnica está passando por uma grande discussão sobre qual será seu futuro a partir da Eurocopa de 2012. Alguns arquitetos defendem a construção de um distrito comercial nos moldes de La Defense, em Paris, ou do novo Distrito Comercial de Kyiv. No entanto, as autoridades estabeleceram como horizonte para a decisão final o momento posterior ao torneio, para não afetar o planejamento com obras feitas à toque de caixa.

Como mencionado acima, a decisão de localizar o desenvolvimento em Letnica foi um pretexto para iniciar um programa de regeneração do bairro, antes negligenciado. O governo local fez pesados investimentos na regeneração do bairro, incluindo a remoção de cortiços, a construção de espaços abertos, a construção de novas ruas e a reforma das existentes, sem saber, no entanto, exatamente o que fazer com o bairro de Letnica após a Eurocopa.

O cenário de degradação urbana na zona portuária de Gdansk já foi alvo de pesada intervenção estatal e do setor privado. Muita coisa já foi feita. Populações foram retiradas da região durante vários anos para dar a aparência de normalidade aos milhares de turistas que apreciam a Eurocopa na cidade. No entanto, a nova cidade só vai emergir, de fato, após o torneio, com a perspectiva de investimentos perenes para a região, inclusive no que se refere à preservação do riquíssimo patrimônio histórico da cidade.


 

Anúncios
Esse post foi publicado em Aleatoriedades, Esportes. Bookmark o link permanente.

Dê a sua opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s