A Escolha de Lula


Há muito o que falar sobre o ex-presidente Lula.

Foi um sujeito que mudou a história do país, simplesmente sendo eleito. Dane-se o que ele fez. Ele evitou que José Serra se tornasse presidente e, com seu projeto individualista de governo, terminasse de espoliar o país.

Considerando isso, a melhoria nas condições de vida de milhões de pessoas nos oito anos de governo dele foi um lucro, assim como o fortalecimento do país no cenário internacional. Seu governo teve alguns problemas sérios e ele foi muito complacente com a corrupção, pela “governabilidade”. Mas a maioria dos brasileiros ainda aprovou seu governo, tanto que fez de Dilma Rousseff, de uma ilustre desconhecida em 2003, a primeira presidente mulher do país em 2011.

Antes de ser presidente, Lula tinha toda uma história pregressa que o capacitava para o cargo. Lutou contra a ditadura e pelos direitos dos trabalhadores, foi 2º colocado em 3 eleições presidenciais, incluindo um 2º turno em 1989 com clara influência da Globo em favor de Fernando Collor. Só que essa vida pregressa foi perdendo importância com os anos de poder, e pessoas como o próprio Collor hoje dividem palanque com Lula.

Depois de forjar politicamente a atual presidente Dilma Rousseff,, no entanto, Lula chegou ao pouco saudável ponto em que considera a real aura de semi-deus que parte da sociedade atribuiu a ele (muita gente com alguma razão, pois só entrou no mercado de trabalho e passou a ter dignidade no governo Lula). E esse processou se agudizou depois que Lula foi diagnosticado com um câncer na laringe, já devidamente curado. Lula viu no apoio das pessoas (apesar de existirem exceções) mais um motivo para se considerar invencível.

O novo desafio dele é viabilizar Fernando Haddad como candidato a prefeito. Desafio aumentado com a indicação de José Serra, o Coringa do Batlula (ok, péssima), à candidatura pelo PSDB. Depois de colocar a BatGirl Dilma Rousseff na presidência, o desafio agora é colocar Robin Haddad como prefeito da Gotham City paulistana, cada vez mais fantasmagórica.

Só que as estratégias dele, amparadas em seu enorme ego, mostram-se questionáveis. Depois de demorar meses se articulando com o partido da ex-prefeita Luiza Erundina (chega de comparações com Batman, por ora), uma ex-petista que ainda é amada por muita gente na partido, Lula resolveu procurar outro antigo inimigo: Paulo Maluf. Tudo em troca de um minuto e trinta e cinco segundos de propaganda política a mais para seu escudeiro, que cada vez mais toma a posição de figurante no processo, sem conseguir destaque (como mostra a última pesquisa Datafolha).

Só que Erundina, fiel aos seus princípios e alvo preferencial das acusações de Maluf na eleição municipal de 1992, indica que não aceita compartilhar o palanque com o prefeito Maluf, responsável pela derrocada de São Paulo na década de 90, junto com o fiasco histórico que foi Celso Pitta. Lula, em nome do poder a qualquer custo (sob a alcunha de pragmatismo), quer reunir a todos na mesma campanha. E, no final, pode ficar sem Erundina, que seria um apoio essencial, e sem boa parte de sua militância, inconformada com o tratamento dado à ex-petista. Tudo por pouco mais de um minuto e meio por dia, falando na TV.

Em outubro, saberemos se compensou. Mas a decepção para os militantes vai permanecer para sempre.

Observação: se na política os ciclos se repetem, já temos um favorito para ganhar a eleição:

Em tese, seria “o ano” do PT ganhar a eleição em São Paulo. Mais um motivo para torcer o nariz para as escolhas de Lula, que podem comprometer esse “cronograma”.

Anúncios
Esse post foi publicado em Pitacos e marcado . Guardar link permanente.

Dê a sua opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s