10 passos para saber em quem você NÃO deve votar


Não sou o tipo de pessoa que sai fazendo indicações para as eleições. Obviamente, tenho minhas preferências políticas e muito do que escrevo são reflexo dessas preferências. Mas seria uma presunção muito grande indicar qualquer partido ou candidato em específico no diversificado cenário eleitoral brasileiro.

No entanto, não há nada de presunçoso em indicar algumas atitudes condenáveis, recomendando o “não voto” para quem as pratica. São elas:

1) Não vote em candidatos que atrapalham o trânsito durante a campanha com carreatas. Uma carreata é apenas uma “demonstração de poder”, não tendo nenhum sentido prático. E elas prejudicam cada vez mais a vida do cidadão que não tem nada a ver com isso e se sente incomodado com o buzinaço na frente de sua casa.

2) Não vote em candidatos que espalham santinhos pelo chão na noite anterior à eleição, em locais próximos às seções eleitorais. Se a pessoa é capaz de sujar a cidade para se eleger, será capaz de coisa muito pior no cargo. E achar que o cidadão vai votar em alguém depois de pegar um papel jogado no chão é subestimar demais a inteligência do eleitor.

3) Não vote em candidatos que espalham placas e cavaletes por todo lugar. Um monte de cavaletes com sorrisos bonitos tem o mesmo efeito dos papéis jogados no chão em dia de eleição: nenhum. E isso revela, em geral, o uso abusivo do poder econômico em uma eleição.

4) Não vote em candidatos que lançam panfletos apócrifos contra seus oponentes ou forjam pesquisas eleitorais para dizerem que “estão na frente”. São posturas inaceitáveis, que só empobrecem o debate político.

5) Não vote em candidatos que tentam angariar o apoio de igrejas. Fingir religiosidade para conseguir votos de fiéis é hipócrita e subestima a inteligência alheia. E religiosos que tentam a carreira política estão traindo seus princípios. Todos perdem quando religião e política se misturam.

6) Não vote em candidatos que prometam coisas que estão fora de sua alçada. Um vereador, por exemplo, não pode prometer “expansão do Metrô”, pelo fato de que o investimento em Metrô está na alçada do governo estadual.

7) Não vote em candidatos que forjem dados para amplificar seus feitos. Posturas desonestas revelam um caráter desonesto.

8) Não vote em candidatos que prometem cargos em troca de apoio. O apoio político deve ter motivos melhores do que o aparelhamento da máquina pública.

9) Não vote em candidatos que andam pela cidade fazendo “favores” à população em véspera de eleição. Essa é uma forma velada de comprar votos. E, obviamente, não vote em candidatos que dão “brindes” ou “prendas”. É compra de voto explícita.

10) Não vote em candidatos que transformam a cidade em um “canteiro de obras” em época de eleição. É o tipo de atitude que demonstra falta de planejamento e subestima a inteligência do eleitor.

Existem muitas outras atitudes condenáveis na política. Essas dez estão enumeradas por estarem entre as mais comuns.

Não desperdice o seu voto. Ele é realmente importante, apesar de ser um só. E lembre-se sempre: o voto é importante, mas também é importante cobrar os políticos eleitos. Eles são representantes do povo, e, como representantes, precisam ser fiscalizados.

Anúncios
Esse post foi publicado em Pitacos. Bookmark o link permanente.

3 respostas para 10 passos para saber em quem você NÃO deve votar

  1. Alex disse:

    Mal tinha chegado ao item 5 e já tinha dado pra concluir que se fôssemos seguir esses passos, que deveriam ser básicos e de senso comum, não sobraria absolutamente nenhum candidato em nenhuma eleição que conseguiria estar apto a receber meu voto. Nenhunzinho.

  2. Adriano de Barros disse:

    Estou sem sono e resolvi olhar seu blog. Gostei deste texto muito bom vou guardar aqui salvo para 2014, Até lá. Boa Noite. Obrigado pela leitura.

Dê a sua opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s