Leitura para a vida


Leiam esse texto. Mas não leiam só esse texto.

Leiam qualquer coisa. Leiam gibis. Eles podem ensinar, como na história abaixo:

 

 

 

Leitura é aprendizado. E o aprendizado nos incentiva a aprender mais. Desperta a nossa curiosidade por aprender mais sobre todas as coisas.

Ler é uma forma de se libertar. Compreender o que você lê amplia os seus horizontes, faz com que você seja um ser humano melhor e desperta a curiosidade em saber cada vez mais.

O conhecimento é quase infinito. Não é possível armazenar todos os eventos e informações da história da humanidade em um só lugar. E, quanto mais você armazena, mais difícil é o processamento. Mas uma mente vazia não processa nada.

Todos nós, seres humanos, somos como máquinas. Temos “inputs” e “outputs”. Enquanto nossos sentidos são os “inputs”, coletando a informação que chega de fora e enviando-a para o cérebro, que a armazena e processa, nossos lábios, corpos e mãos são nossos outputs. São nossas maneiras de transmitir a informação aos terceiros.

A inteligência não está em armazenar o máximo possível de informações no cérebro. Não está no acúmulo de conhecimento puro e simples. Está em fazer o melhor uso possível  da informação que está armazenada em seu cérebro. Inteligência tem a ver com a qualidade no processamento de informações pelo seu cérebro, e não com a quantidade de informações armazenada.

Por isso, leia. Mas não apenas para armazenar informações. Leia para sentí-las. Leia para se emocionar, para aprender, para se indignar, para se alegrar, para viver a vida e compreender o mundo ao seu redor. Talvez você descubra coisas ruins, talvez você tenha desilusões, talvez você faça perguntas impossíveis de se responder.

Mas é esse o objetivo da leitura. Não devemos ler para tornarmo-nos arrogantes, por ter mais conhecimento do que os outros. Devemos ler para tornarmo-nos humildes. Porque quanto mais lemos, mais nos deparamos com perguntas de resposta impossível. Quando lemos, tomamos ciência do quanto somos fracos, irrelevantes e incapazes. Do quanto não temos nada a perder. Do quanto nos importamos com coisas com as quais não deveríamos nos importar.

A leitura não faz sentido apenas para o aprendizado ou para o entretenimento. Faz sentido para a vida. Ensina-nos a processar melhor a informação que entra em nossos cérebros. E ainda traz o bônus da reflexão, que é aquele momento mágico em que nós começamos a compreender o mundo ao nosso redor.

Por isso, leiam. Esforcem-se. Criem gosto. Exercitem a curiosidade diariamente. Porque, antes de tudo, a verdade é uma só: a leitura nos torna pessoas melhores.

Anúncios
Esse post foi publicado em Aleatoriedades e marcado . Guardar link permanente.

5 respostas para Leitura para a vida

  1. Rodrigo disse:

    Excelente texto, cara!

  2. Só vou dizer uma coisa, Leo: compartilhando no Facebook!

  3. Júlio Santos do Rio disse:

    Livros bons temos na Bibliteca do Rudge!!!

  4. WesleyRJ disse:

    Descobri isso há poucos anos- graças a Adriana, minha tia. Ela plantou em mim uma semente, que me revoluciona desde então. Sem saber (pelo menos, é o que eu acho), minha tia me proporcionou o maior presente que eu poderia receber: a reflexão. Por isso, sou-lhe eternamente grato.

Dê a sua opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s