Brasileirão – Ranking dos Pontos Corridos (2003 – 2012)


Ao final da edição de 2011, já foi postado aqui o Ranking de pontos por clube da “era dos pontos corridos” do Campeonato Brasileiro. Em 2012, o sistema completou dez anos, e o ranking foi atualizado. Nesse período, 39 clubes disputaram a competição. Desses 39, apenas seis deles disputaram as dez edições. Desses seis, apenas o Internacional não ganhou títulos no período.

Segue a lista:

Ranking pontos corridos

Só que esse ranking é injusto. Como a maioria sabe, os campeonatos de 2003, 2004 e 2005 tiveram mais jogos que os demais (46, 46 e 42, respectivamente). Então fiz um ranking proporcional dando o mesmo peso aos pontos de todos os campeonatos. As mudanças foram poucas, mas vale a pena conferir:

Ranking proporcional

E, para completar, ainda montei um ranking com a média proporcional de pontos conquistado por cada clube em cada campeonato. Esse ranking teve mudanças mais relevantes em relação aos anteriores:

EDIT: conforme sugestão do Renan Oliveira (comentário abaixo), adicionei a coluna “Aproveitamento” pra vocês terem noção do aproveitamento dos times nos dez anos de campeonatos de pontos corridos:

Ranking média

Conclusões

Após dez anos, o São Paulo segue sendo o clube mais vitorioso da era dos pontos corridos do Brasileirão, em pontos conquistados, em pontos proporcionais e em média de pontos por torneio. O Internacional, apesar de não ter conquistado nenhum título, segue em 2º lugar em todos os rankings. E o Cruzeiro, em terceiro.

Também é relevante constatar como de fato já há um abismo entre os 12 maiores times do país e os demais. Dos 13 clubes que mais pontuaram nesses dez anos, 12 são os “maiores do país”, que recebem mais dinheiro pelas transmissões de TV. A exceção é o Atlético Paranaense, que só está entre os primeiros pelo desempenho excepcional nos primeiros anos de disputa do campeonato no formato atual. O Goiás, também com desempenho excepcional nas primeiras edições, segue com relativa proximidade aos 13 principais clubes. Os outros clubes estão muito atrás, a uma distância inalcançável em um campeonato só.

Anúncios
Esse post foi publicado em Esportes. Bookmark o link permanente.

4 respostas para Brasileirão – Ranking dos Pontos Corridos (2003 – 2012)

  1. Mauricio disse:

    Nos anos 80 o campeonato brasileiro era mais regionalizado; a partir de 1989 o título ficou restrito às regiões sudeste/sul; a partir de 2004 o título ficou restrito aos times do eixo Rio/São Paulo. Em breve, se mantido este modelo, teremos apenas 4 forças do eixo Rio/São Paulo disputando o título. Esta é mais uma prova de “espanholização” do futebol brasileiro. E ainda querem acabar com os estaduais…

  2. Leonardo, e um ranking por aproveitamento?

    • Léo Rossatto disse:

      Na verdade, o resultado acabaria sendo igual ao do terceiro ranking (o da média de pontos ponderada). Na prática, pra conferir o aproveitamento, é só pegar a média de pontos postada, dividir por 114 e multiplicar por 100, em formato de porcentagem.

    • Léo Rossatto disse:

      Pronto, já incluí na última tabela.

Dê a sua opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s