O trânsito, uma metáfora da vida


Existem coisas das quais reclamamos. Coisas das quais queremos fugir. Que nos deixam de mau humor e nos embrulham os estômago. Para boa parte das pessoas, o trânsito é uma delas.

Só que o trânsito nos ensina lições, que muitas vezes não paramos para aprender. Se o olhar contemplativo prevalecer sobre o mau humor cotidiano em algumas oportunidades, veremos que o trânsito é uma grande metáfora da vida, e podemos tirar muitas lições dele.

Existem dias em que o trânsito flui melhor  e dias em que o trânsito trava completamente. Com a vida também é assim. Podemos enxergar isso de forma positiva ou negativa, dependendo do nosso nível prévio de expectativa.

Existem horários de pico no trânsito, em que todos sabem que vão encontrar problemas. O que prova que ter um bom timing é essencial para evitar problemas na vida.

Existem pessoas que esperam horas para sair de onde estão para evitar congestionamentos. O que prova que a paciência é uma virtude.

Existem momentos na vida em que precisamos parar para que outras pessoas possam andar. Como ocorre nos semáforos.

Existem pessoas que fazem opções mais arriscadas na vida, assumindo maiores riscos para chegar mais rápido ao seu destino. Como os motociclistas no corredor.

Existem pessoas que pensam apenas nelas, não se importando em prejudicar os outros para obter benefícios. Como o sujeito que fecha os outros pra passar na frente porque “está com pressa”.

Existem pessoas que se irritam quando são ultrapassadas. Na vida também é assim. A inveja e o espírito competitivo nos impedem, muitas vezes, de ter alegria com sucesso alheio.

Existem vezes em que fatores externos nos fazem ficar paralisados por algum tempo. Como ocorre nos dias de rodízio.

Existem pessoas que ultrapassam os limites de velocidade e pessoas que não chegam nem à metade dele. Nós corremos atrás de nossos objetivos de uma forma diferente, em uma velocidade diferente.

Existem vias mais congestionadas e vias mais livres. As vias alternativas são conhecidas por poucas pessoas. Na vida também é assim: se tivermos mais conhecimento e soubermos usar esse conhecimento, evitamos os caminhos mais problemáticos.

Existem vezes em que pessoas em nosso caminho paralisam nossa vida por algum tempo. Como ocorre nos acidentes. E existem vezes em que o caminho está mais estreito e demoramos mais para passar. Mas, como em uma obra, sabemos que isso pode melhorar nossa vida no longo prazo.

Existem dias em que estamos mais preocupados. Dias em que estamos sorridentes. Dias em que estamos calmos e dias em que estamos irritados. O trânsito preocupa, alivia, acalma ou irrita, dependendo o dia.

A verdade é que, quando saímos de casa, temos o objetivo de chegar ao nosso destino, independente do que aconteça no trajeto. É o nosso objetivo no trânsito, e deve ser o nosso objetivo na vida.

Às vezes as coisas não dão certo. Às vezes nos acidentamos no caminho. Às vezes nos distraímos e paramos em algum lugar. Pode ser uma perda de tempo, mas também pode ser um aprendizado.

O trânsito é um caminho, como é a própria vida. Um caminho em que fazemos escolhas e podemos encontrar coisas boas e ruins. Essas escolhas determinam se chegaremos ao nosso destino antes ou depois do estipulado.

Existem pessoas que querem apenas chegar ao destino. E existem pessoas que fazem isso aproveitando a viagem. É assim no trânsito. É assim na vida. Quando contemplamos e aproveitamos o caminho de hoje, o caminho de amanhã se torna mais fácil. No fim, tudo não passa de um grande aprendizado.

Anúncios
Esse post foi publicado em Pitacos. Bookmark o link permanente.

4 respostas para O trânsito, uma metáfora da vida

  1. philgeland disse:

    Acho seu post uma tentativa bem-sucedida de descrever o problema de um ponto de vista mais amplo. Valeu! – Quando dirigimos, somos “cercado por imbecis””. A culpa é sempre dos outros, é claro!

    • Léo Rossatto disse:

      É bem isso mesmo. Inclusive o texto que você traduziu é bem esclarecedor quanto a isso. O trânsito é quase sempre um lugar de autorreferência.

Dê a sua opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s