Não se Esqueçam da Eleição para Governador


Falta menos de uma semana para a eleição. Cabem alguns esclarecimentos aqui.

Por mais que a gente se importe só com a eleição para presidente, não é só ela que importa. É bacana ver a Dilma e a Marina Silva trocando indiretas, a Luciana Genro batendo no Aécio em debate, o Eduardo Jorge dizendo que não tem nada a ver com isso e o Pastor Everaldo peidando em rede nacional, mas não é só disso que se trata a democracia.

Além da eleição presidencial, teremos a eleição pra governador. E acho bom frisar que essa eleição é importante pra caramba porque ela vem sendo bastante negligenciada, pelo menos aqui em São Paulo. Chegamos a ter duas semanas sem pesquisas eleitorais (http://www.eleicoes2014.com.br/pesquisa-eleitoral-sao-paulo/), e o governo estadual é responsável por um monte de coisas que atribuímos ao governo federal ou aos prefeitos.

As escolas ESTADUAIS estão ruins? É culpa do governo estadual. A água está acabando (http://www2.sabesp.com.br/mananciais/DivulgacaoSiteSabesp.aspx) mesmo com o uso do volume morto do Sistema Cantareira? É culpa do governo estadual. Metrô e CPTM também são responsabilidades do governo estadual. As estradas no interior do estado (e seus pedágios) também são. A segurança? Responsabilidade do governo estadual.

Por outro lado, também há o Poupatempo, o Detran, e um monte de coisas por aí que a gente ignora e que são de responsabilidade do governo estadual, sendo boas ou ruins. Cabe a você colocar na balança tudo isso antes de votar.

Eu não quero falar aqui “vote em fulano” ou “não vote em ciclano”. Isso é uma escolha sua. Eu só não quero que vocês esqueçam da eleição para governador. Porque as atitudes do governador influenciam a nossa vida cotidiana mais do que as do governo federal. O governo estadual vai influenciar na escola dos seus filhos, no transporte que você pega todos os dias para o trabalho, no seu medo de ser assaltado enquanto você anda pela rua, na água que você bebe em casa. E em muito mais coisas por aí.

São influências muito mais urgentes do que as que estamos discutindo na eleição presidencial. Ficar sem água ou ser refém de um trasporte público ruim é muito mais dramático do que discutir a autonomia do Banco Central. Então, POR FAVOR, não se esqueçam: além de um Presidente, também temos um GOVERNADOR para eleger. E essa eleição afeta muito mais o seu cotidiano do que a eleição para presidente, embora a mídia tente nos convencer do contrário.

PS: também teremos eleições para deputado federal, Senador e deputado estadual. Mas disso falaremos mais adiante.

Anúncios
Esse post foi publicado em Pitacos. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Não se Esqueçam da Eleição para Governador

  1. Caio Bustani disse:

    Eu só colocaria que “Ficar sem água ou ser refém de um trasporte público ruim” é tão dramático quanto “discutir a autonomia do Banco Central.”
    De resto só tenho a agradecer os esclarecimentos. Parabéns!

  2. Pingback: Por Favor, Votem Bem para Deputado e Senador | Um Pouco de Prosa

Dê a sua opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s